Notícias

Finalizada a etapa de Diagnóstico Ambiental para EIA/RIMA do Projeto Sereno da RMB

A fase de Diagnóstico Ambiental para compor o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), nas áreas de influência do Projeto Sereno da RMB, foi concluída. Realizado por técnicos da empresa Terra Meio Ambiente com apoio de colaboradores da equipe de Meio Ambiente da RMB, esse monitoramento apresenta a descrição e análise dos recursos ambientais, como vão interagir e sua intensidade, considerando o meio físico, meio biótico e meio socioeconômico.

Para o meio físico, o levantamento considerou os dados da qualidade do ar, da água, ruído, vibração, além dos levantamentos geológicos, geomorfológicos e pedológicos nas áreas de influência do Projeto Sereno. O Engenheiro Ambiental da Terra Meio Ambiente, Paulo Nascimento, destacou que “foram avaliadas as concentrações de gases e particulados nos locais de amostragem, os parâmetros físicos, químicos e biológicos das águas superficiais e subterrâneas, a pressão sonora e os níveis de vibração provocadas pelas atividades cotidianas local e as características naturais do solo e das rochas da região”.

Com relação ao meio biótico, equipes diversificadas foram a campo para catalogar espécies de animais e de plantas na área do empreendimento e ao seu entorno. Foram percorridos os ramais de acesso ao entorno do empreendimento e a identificação dos ambientes com floresta, dos corpos hídricos e dos locais com habitações humanas. “Conhecendo o meio ambiente e os detalhes do projeto, serão executados os programas ambientais, que são as medidas de preservação da qualidade ambiental e de melhoria da qualidade de vida das populações humanas locais”, explicou o biólogo da Terra Meio Ambiente, Alexandro Herbert.

O levantamento socioeconômico considerou as consequências positivas e negativas que serão desencadeadas a partir da implantação e operação do empreendimento nas comunidades do entorno do Projeto Sereno. A avaliação considerou o uso e ocupação do solo, os usos da água, históricos e culturais da comunidade, as relações de dependência entre a sociedade local, os recursos ambientais e a potencial utilização futura desses recursos. “Com os resultados dessa atividade, o empreendimento poderá propor as formas de minimizar os efeitos negativos e otimizar os efeitos positivos para essas populações”, afirmou a Socióloga da Terra Meio Ambiente, Katia Lopes.

Para a Coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da RMB, Sara Hage, a elaboração do EIA/RIMA do Projeto Sereno tem foco no desenvolvimento sustentável. “Com o acompanhamento, há como identificar os desdobramentos de maneira antecipada. Os documentos vão além do licenciamento ambiental ao proporcionar uma vida saudável e assegurar uso sustentável dos recursos naturais a fim de garantir a sustentabilidade do desenvolvimento e a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado”, elucidou.

|

Este site utiliza cookies próprios para o seu bom funcionamento. Ao clicar no botão Aceitar, você concorda com o uso dessas tecnologias e o processamento de seus dados para esses fins.    Configurar informações
Privacidad